26 de mar. de 2010

Acordando Palavras na Terra dos Incas - Cronograma

Calendário

1. Fevereiro: Período de idealização e discussão da Proposta

2. Março:  Elaboração do Projeto

Encontros de educadores – possíveis contribuições e participações

Elaboração do esboço de atividades realizadas durante a estada em Huanuco.

3.Abril: Captação de recursos e planejamento de orçamento e compras

Encontros de educadores – Discussão das atividades em Huanuco e produção de materiais tais como vídeos e textos.

4. Maio:  Encontro de formação entre os educadores que participarão do encontro e produção de materiais

5. Junho: Finalização da Produção de materiais, plano de ação em KUSHIS WINAYKAN - Leoncio Prado; e formação dos educadores que participarão da intervenção comunitária.

6. Julho
20 e 21 Chegada e Compras em Lima / Viagem a Huanuco
21 a 26 Equipe de educadoras em KUSHIS WINAYKAN – Assentamento Leoncio Prado, Huanuco, Peru
27 Volta ao Brasil

25 de mar. de 2010

Acordando palavras na Terra do Incas: O projeto!

SOBRE O PROJETO: KUSHIS WINAYKAN - Leoncio Prado, Huanuco, Peru
Kushis Winaykan, palavra Quechua traduzida para o espanhol como “Creciendo Feliz”. É uma organização social cristã, sem fins lucrativos, que tem o propósito de lutar contra a pobreza que afeta as crianças e adolescentes peruanos.

Começou seu trabalho em 14 de janeiro de 2008, oferecendo aulas de reforço escolar aos sábados. Hoje, atende a 200 crianças. O Projeto oferece reforço escolar a crianças de 3 a 15 anos e oficinas de orientação as mães sobre educação infantil, cuidados de higiene e prevenção contra abuso sexual. Para manter o trabalho é necessário ter US$10 para cada criança por mês.

TRABALHOS REALIZADOS PELO PROJETO - RESPOSTAS EM DIFERENTES ÁREAS


• Acompanhar crianças e adolescentes com idade entre 3 e 15 anos.
• Acompanhar as mães dessas crianças e adolescentes

1. Nutrição e Saúde

Que as crianças possam melhorar o nível nutricional e cuidados pessoais de higiene, para que possam se desenvolver fisicamente de maneira adequada a sua idade.

2. Educação

Que as crianças e adolescentes construam habilidades de leitura, escrita e compreensão geral, para que tenham uma atitude mais crítica em suas vidas como forma de sair do ciclo de pobreza em que vivem.

3. Defensoría
Denunciar casos de violencia sexual, física o psicológica de que as crianças e adolescentes estão sendo vítimas para acabar com as agressões realizadas pelos que se aproveitam do poder e força para subjugar os mais indefesos.

http://kushis-winaykan.blogspot.com/

Acordando Palavras na Terra do Incas: o contexto de atuação

Contexto Social: Comunidade Leôncio Prado, Huánuco, Sierra Central, PERU

Considerações gerais:

• Huánuco se encontra no território na Serra central, Peru.

• Cidade na região central do território peruano a 8 horas por via terrestre da capital, Lima.

SITUAÇÃO ECONOMICA

 • É o segundo departamento mais pobre do Peru com uma taxa de pobreza que alcança 77.6% da população e uma taxa de pobreza extrema de 49.6%.
• O último PNUD informa que a renda familiar mensal em Huánuco é de S/. 178.10 (US$ 59.00 )

SAÚDE
• Mais da quarta parte (28 %) dos meninos e meninas menores sofrem de desnutrição crônica na zona urbana.
• A desnutrição crônica aumenta entre as crianças de até 4 anos.
• A taxa de desnutrição crônica entre as crianças menores de 5 anos é de 46% na zona rural.
• 51% dos lares não contam com serviços de higiene.
• As condições de habitação são de 4 pessoas por metro quadrado.

EDUCAÇÃO

• 73,3% das crianças terminam a educação primária entre os 12-14 anos de idade.

VIOLENCIA SEXUAL
• A cada hora, 3 crianças ou adolescentes são agredidos sexualmente, sendo somente 30% dos casos os que têm condições de buscar justiça, porque a maioria das vítimas vivem em extrema pobreza.

Essas são algumas das caracteriticas sociais do Contexto onde faremos uma intervenção comunitária.