22 de dez. de 2009

Propostas Práticas - ARTE com as crianças...


ALGUMAS PROPOSTAS PRÁTICAS - Muitas são as possibilidades práticas. Boas descobertas!

Os sentidos
As experiências sensoriais possibilitam o contato com os sentidos: olfato, visão, audição, tato e paladar. Este contato traz a criança de volta para si mesma, desenvolvendo assim a sua sensibilidade. Nas experiências sensoriais há sempre mais de um sentido em que se pode trabalhar.

1) O tato
O tato pode ser desenvolvido de diversas maneiras, utilizando-se, por exemplo de argila, areia, água, biscui, massinha pra modelar, terra, gesso, pintura com os dedos das mãos e com os pés.
É bastante interessante possibilitar que a criança, através do tato, diga qual a sensação que sente ao tocar determinados materiais, tais como: lixa, borracha, veludo, algodão, papel, metal, madeira, pedra.
O tato refere-se às sensações que sentimos em toda a extensão da pele e não apenas nas mãos. É importante que a criança tenha contato com várias texturas também nos pés e em outras partes do corpo.
A pele é o nosso maior órgão, é nossa fronteira de contato com o mundo. A pele e o sistema nervoso central provêm das mesmas células embrionárias, daí se vê a sua imensa relação com as sensações e emoções do ser humano.

2) A visão
É fundamental resgatar a curiosidade visual da criança e permitir que através dos seus olhos ela possa se enxergar. É interessante colocar à criança à frente de objetivos, e melhor ainda, de manifestações da natureza, como árvores, flores, montanhas, animais e pedir que olhe e veja (pois, muitas vezes olha-se mas não se vê), os detalhes, as características, as proporções daquilo que ela olha e depois representá-los através de uma pintura, um desenho, uma escultura.

3) A audição
Uma boa atividade é pedir que ela feche os olhos e comece a ouvir o mundo, dizendo o que ouve e quais as sensações e emoções que os sons trazem a ela. Também é interessante pedir que ela faça com uma folha de papel os mais diversos sons que conseguir. Ela pode, por exemplo, amassar, rasgar, movimentar a folha aberta de um lado para o outro.
Violet (1980) diz que sons e sentimentos combinam. E recomendado que se converse com as crianças sobre sons tristes, sons alegres, sons amedrontadores, sons de suspense. A própria voz, através dos diferentes tons, pode ser o instrumento para se perceber qual sentimento àquele tipo de som reflete.
Dentro da audição encontra-se o fundamental contato com a música: ouvir belas músicas, produzir músicas, ter contato com os mais diversos instrumentos musicais. A música tem ritmo e ritmo é um elemento organizador para a criança.

4) O paladar
O paladar refere-se a gostos e texturas que se sente com a língua, e que podem remeter à criança a várias sensações. É importante que a criança perceba a importância do paladar, que possibilita a ela sentir o doce, o amargo, o azedo, o salgado. É interessante que o professor leve até as crianças alimentos que as façam entrar em contato com os mais diversos sabores.

5) O olfato
O educador precisa permitir que a criança experimente vários cheiros, e as sensações e emoções que eles trazem. O cheiro está bastante associado à memória.

6) O sexto sentido: a intuição
Utilizar a fantasia, a imaginação é uma boa maneira de fazer com que a criança entre em contato com a intuição. Através da imaginação e da criatividade muitas atividades criativas podem ser realizadas.
Boas possibilidades para trabalhar essa intuição criativa são as produções realizadas com diversos materiais, a partir das sensações que uma música pode suscitar.

A literatura
Crianças precisam de histórias. Pode-se contar a história sem ler ou lendo. Pode-se também usar de recursos como tecidos que ganham vida, fantoches, massinhas de modelar, músicas, dobraduras. Cabe ao educador tornar o mais interessante possível a “contação” de histórias, para que a criança possa elaborar sentimentos, conhecer a si mesma, desenvolver-se moralmente.
Ao contar histórias é importante que o educador estimule a criança a escrever as suas próprias histórias, desenvolvendo assim o gosto pela leitura e a escrita.
Podem-se fazer saraus, onde as crianças leiam poesias de autores conhecidos ou poesias delas mesmas. Onde leiam textos de autores que gostem ou seus próprios textos, podendo assim se expressarem no mundo.

O teatro
O teatro permite à criança experenciar várias emoções. Elas mesmas podem ser autoras de suas peças, podem fazer os figurinos e cenários, entrando em contato com a magia do teatro, que contribui para sua formação integral.

Artes plásticas
As artes plásticas são abrangentes. Aqui será falado sobre escultura, pintura e colagens.
É interessante que as crianças tenham contato com grandes pintores, escultores. É importante estimula-las a apreciarem as obras de arte (que podem ser vistas pela internet e pelos livros) e ao mesmo tempo estimula-las a apreciarem as suas próprias produções artísticas, lembrando a possibilidade inventiva que o autor desprende para criar ou recriar a realidade.

1) A escultura
A escultura é uma maneira que a criança tem para expressar-se no mundo de forma tridimensional. Pode-se utilizar arame, gesso, madeira, metal, papel, argila.
É interessante o uso de ferramentas. Para que a criança possa se expressar de diferentes formas e desenvolver sua criatividade através da argila, é interessante que o educador dê a ela várias ferramentas, tais como espátula, colher, espremedor de batata, ralador de alimentos, lápis;

2) Colagens
A colagem é feita a partir de pedaços de vários materiais colados em uma base que pode ser papel, madeira, tecido, plástico. Podem ser utilizados para colagem materiais como papel (de todos os tipos), jornal, revista, tecidos, lantejolas, algodão, lã, barbante, celofane, lixa, folhas de árvores, plásticos, sementes, fitas, fósforos. São inúmeros os materiais que podem ser utilizados.
Através de tesoura e cola a criança elabora seu trabalho plástico. É divertido, trabalha a criatividade.

3) Pintura
Crianças adoram pintar, pois vêm nesta atividade a possibilidade do brincar. É interessante estimula-las a misturar cores e verificar as novas cores que surgem. A pintura pode ser utilizada de forma livre, ou com uma intenção pré-determinada pelo educador.
Pode-se pintar tanto com as mãos, tanto com os pés. Pintar com as mãos tranqüiliza a criança. Pintar com os pés não é tão comum, infelizmente, pois as escolas geralmente não permitem que as crianças vivenciam o prazer de andar descalças, o que desenvolve a sensibilidade.
Em relação à pintura com as mãos, pode-se usar vários tipos de tintas. A aquarela é bastante fluida, não permite o total controle por parte de quem pinta. Outras tintas podem ser utilizadas, tais como: têmpera, guache, tinta acrílica. Não é necessário utilizar as tintas já prontas, que são comercializadas em casas de arte (a seguir encontram-se algumas receitas).
Ainda com relação à pintura, é bastante significativo fazer a atividade de auto-retrato; varal e pregadores. É bastante útil utilizar um espelho, para que as crianças possam observar seus rostos antes de fazer o auto-retrato.

5) Cinema ou DVD
Assistir filmes é muito interessante. As crianças podem ser estimuladas a filmarem a si mesmas, podendo até fazer pequenos filmes, com figurinos, personagens, cenários, diretores, produtores.

6) Dança (Trabalho Corporal)
O trabalho corporal é muito importante para que a criança tenha consciência de seu corpo e de si mesma. A dança é um destes trabalhos e ocorre de forma prazerosa. Violet diz:
“Quando a criança se torna desligada de seu corpo, perde o senso de si própria bem como grande dose de força física e emocional. Assim, precisamos fornecer-lhes métodos para ajudá-la a conhecer seu corpo, sentir-se à vontade nele e aprender a usa-lo novamente”. (OAKLANDER, 1980, p. 151).

As crianças podem escolher as músicas que querem dançar e/ou o educador pode sugeri-las. Dançar é sentir-se livre, é sentir-se, realmente, criança.
Ainda dentro do trabalho corporal é interessante que a criança aprenda a sentir sua respiração.

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