26 de set. de 2010

Proposta de trabalho 2011

Para que esse projeto se concretize ainda será necessário parceiros que patrocinem tal trabalho... a disposição para quaisquer informações: carol.ferigolli@gmail.com



Objetivo do projeto Acordando Palavras -PERU

Trabalhar com a equipe do Projeto Kushis Winaykan, com habilidades profissionais relacionadas à Psicopedagoga. Ser um elo entre a equipe de trabalho e outras instituições, com a finalidade de mobilizar trabalhadores e recursos para o Projeto Kushis e causas como essa.


A intervenção psicopedagógica pretende trabalhar com implantação de um projeto sócio- educativo junto ao Projeto já existente Kushis Winaykan, oferecendo subsídios para que os educadores locais possam construir o conhecimento coletivamente, em espaços de aprendizagens semanais, para que as crianças possam se desenvolver sadiamente e saírem da condição de pobreza, por meio de vivências educacionais significativas, relacionadas à leitura e aquisição da escrita.

 Objetivos Secundários

• Autonomia do educador, transformando o conhecimento para que ele possa realizar as mudanças necessárias para contribuir com a aprendizagem das crianças atendidas pelo projeto,

• Promover o conhecimento entre educadores para que as crianças possam reconhecer sua identidade, por meio do domínio da leitura e escrita, como instrumento de compartilhar cultural e de construção histórica.

• Por meio de educação de qualidade, formar uma liderança local engajada e com recursos para dar continuidade ao trabalho em longo prazo.

Estratégias


1. Oficinas de formação

i. Criar com a equipe Kushis uma agenda de encontros, no formato de oficinas, com as principais temáticas necessárias para trabalhar os temas e assuntos em que apresentam mais dificuldade no trabalho com as crianças.

ii. Encontros de formação de construção coletiva do conhecimento, que além de instrumentalizar os educadores possam ser parte de um registro que perpetue e documente a construção histórica dos conhecimentos construídos nesse processo.

2. Banco de conhecimento

iii. Criar um banco temático de textos que sejam referência e apresentem relevância para a formação dos educadores, a fim de viabilizar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos educadores, no que diz respeito à expectativa de aprendizagem dos alunos.

3. Materiais didáticos e recursos pedagógicos

iv. Elaborar materiais didáticos que dialoguem com as demandas locais, tendo em vista as principais referências de trabalho que existem atualmente, como sequências didáticas e projetos pedagógicos.

4. Observação participativa e registro comunitário

v. Ajudar os protagonistas do Projeto a fazer um mapeamento da comunidade e produzir registros textuais e fotográficos que os ajudem nesse processo de documentação para a captação de recursos.

vi. Auxiliar os educadores nas oficinas com as crianças da comunidade.

5. Intercâmbio Institucional

vii. Trabalhar e participar, em alguns momentos, de atividades e trabalhos em alguns projetos semelhantes com a finalidade de poder promover a interação entre protagonistas sociais que atuam em contextos sociais próximos em outras comunidades peruanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acorde palavras você também