26 de set. de 2010

Diagnóstico da Problemática

DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA


O contexto social que meu projeto pretende atuar apresenta um potencial humano de transformação social bastante latente, mesmo considerando a escassez de recursos e condições mínimas de sobrevivência. Os assentamentos humanos Leôncio Prado e Futura Generacion são comunidades quéchuas, que vivem em situação abaixo da linha de pobreza extrema, de acordo com os indicadores da ONU, sendo Huánuco o segundo distrito mais pobre do Peru, com um alto índice de desnutrição crônica, falta de saneamento básico e serviços efetivos de saúde, além do analfabetismo e péssimas condições de habitação.

É impressionante perceber que a população dos assentamentos vive como a margem da sociedade, num ciclo de pobreza que só pode ser quebrado por meio de uma educação de qualidade. Para que a comunidade, por meio do conhecimento e domínio da leitura e escrita, possa resignificar a sua identidade cultural e passar a desempenhar a possibilidade de protagonismo histórico e profundas transformações comunitárias, que devem culminar numa população mais consciente de seu papel como agentes de mudança social.

Numa comunidade empoeirada, montanhosa, onde falta serviços mínimos de saneamento como água e esgoto, onde não há coleta de lixo, não tem alimentos para todos e serviços de saúde; 28% dos meninos e meninas menores de 5 anos sofrem de desnutrição crônica na zona urbana, sendo que esse índice cresce para 46% na região rural; as condições de habitação são de 4 pessoas por metro quadrado; 73,3% das crianças terminam a educação primária entre os 12-14 anos de idade.

Creio que uma possibilidade real de quebrar esse ciclo de pobreza, está na possibilidade de transformação social capaz de ser vivida por meio do acesso a educação..

Kushis Winaykan é um projeto social, iniciativa de um grupo de peruanos de Huánuco, com o objetivo de atender crianças e adolescentes em situação de pobreza extrema nos assentamentos humanos Leôncio Prado e Futura Generacion em Huánuco, Peru.

O Projeto Kushis Winaykan

Aspectos desfavoráveis:

• Não tem sede e espaço físico para o trabalho. As atividades são realizadas nas ruas ou no quintal de uma senhora da comunidade.

• Não tem materiais escolares e artísticos suficientes para o trabalho.

• Não tem recursos financeiros suficientes para a consolidação de um trabalho de excelência.

Aspectos mais que favoráveis de transformação:

• Conta com uma educadora que coordena o trabalho com seu grupo de 12 voluntários, de 11 a 60 anos, que trabalham com as crianças e adolescentes, sendo que esses não possuem formação especifica na área de educação.

• Tem potencial humano de cerca de 500 crianças.

• Acaba de ganhar da comunidade Futura Generación um terreno no 4º piso da comunidade para a construção da sede, porém, não possui os recursos para tal.

O trabalho será em parceria com a equipe do Projeto Kushis Winaykan, fazendo uso de habilidades profissionais relacionadas à Psicopedagoga. Ser como um elo entre a equipe de trabalho e outras instituições, com a finalidade de mobilizar trabalhadores e recursos para o Projeto Kushis e causas como essa.

A intervenção psicopedagógica pretende trabalhar com implantação de um projeto sócio-educativo junto ao Projeto já existente Kushis Winaykan, oferecendo subsídios para que os educadores locais possam construir o conhecimento coletivamente, em espaços de aprendizagens semanais, para que as crianças possam se desenvolver sadiamente e saírem da condição de pobreza, por meio de vivências educacionais significativas, relacionadas à leitura e aquisição da escrita.

Tendo em vista que a Psicopedagogia é uma área do conhecimento que tem como objeto de estudo a aprendizagem humana, sobretudo as dificuldades de aprendizagem, mesmo que oriundas de uma dificuldade causada por condições adversas como fatores sociais recorrentes de um contexto de miséria. A Psicopedagogia tem um percurso, em termos históricos ainda recentes, e já foi uma concepção social capaz de promover transformaçõessta em muitos contextos de países como a França e Espanha. Já na América Latina, os países que apresentam algum trabalho nessa perspectiva são Brasil e Argentina, o que já tem equacionado transformações significativas na aprendizagem de indivíduos que tem acesso a psicopedagogia clinica.

A considerada Psicopedagogia Institucional ainda não está plenamente consolidada por meio de intervenções documentadas para dar conta da contribuição desse conhecimento nos contextos institucionais, que clinicamente tem redimensionado a vida de muitas crianças, adolescentes e adultos. A intervenção psicopedagógica institucional ainda necessita de uma construção histórica como uma área do conhecimento que pode contribuir efetivamente para a transformação social do contexto social dos assentamentos humanos. Mesmo que já exista essa atuação efetiva, principalmente, aqui no Brasil, no Peru é um trabalho praticamente inexistente, sendo portanto, meu projeto uma possibilidade pioneira de contribuir com essa área do conhecimento tão atual e necessária, uma vez que tem como foco intervir na aprendizagem humana, e se construirmos essa aprendizagem na perspectiva do protagonismo social em busca de transformações, é possível que a comunidade quéchua dos assentamentos humanos de Huánuco possam reescrever sua história em busca de melhores condições de vida, por meio de suas crianças que detentoras da leitura e escrita, possam ser protagonistas de um processo histórico de transformações.

O problema que esse projeto pretende resolver esta na intervenção psicopedagógica que pode viabilizar uma transformação comunitária por meio do processo significativo da aquisição da leitura e escrita, como ferramenta de transformação social.

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